Afinal, os Líderes do nosso tempo devem ser Transformacionais, Transformadores ou Transformistas?

Antes de mais, vamos aos conceitos…

Muito se fala sobre a necessidade dos Lideres serem Transformacionais.

A liderança transformacional é usualmente caracterizada pelo facto do líder ser capaz de transformar o ambiente organizacional e mudar a realidade de qualquer lugar por onde passa. Trata-se de um líder capacitado para resolver problemas dos mais simples aos mais complexos, além de ser visionário, estratégico e comprometido com o desenvolvimento de seus liderados.

Independentemente da área de atuação, a liderança transformacional é capaz de modificar comportamentos e formar profissionais e transformar as pessoas em “seres melhores”, tudo isso através do seu exemplo e atitude positiva, bem como uma fonte viva de inspiração e resolução de problemas.

A liderança transformacional tem estado muito associada aos contextos de alta velocidade das mudanças e a alta competitividade dos mercados, nas quais as organizações precisam estar preparadas para lidar com os momentos de mudança e transformação, e à necessidade de se adaptarem rapidamente a estas.

Mas, na verdade, o que se exige habitualmente dos Líderes, neste mundo de VUCA (mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo) é que seja… verdadeiramente Líderes Transformadores…

E podemos aqui fazer, desde logo, a analogia com o sentido de um transformador electrico… O transformador é um aparelho ou dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito a outro, induzindo tensões, correntes e/ou de modificar os valores das impedâncias elétricas de um circuito elétrico.

E neste sentido, cada vez mais, valoriza-se uma nova versão, mais abrangente do papel da Liderança e do Líder que é capaz de ser um “verdadeiro transformador”! O líder transformador é capaz de promover mudanças reais e efetiva, não apenas numa equipa mas em toda a organização.

Em breves palavras, o Líder Transformacional é um líder com o perfil diferenciado e que faz as coisas acontecerem… Alguém que, além de cumprir com as atribuições de seu cargo, apresenta competências e atributos que o distingue dos demais, esteja onde estiver. No caso de uma empresa, o líder transformador conta com uma extraordinária capacidade de inspirar pessoas, impulsionar resultados e proporcionar reais mudanças na operação.

São, desta forma, diversas as características que tornam esta liderança especial! Entre estas, podemos citar: capacidade de adaptação, autoconhecimento, sensibilidade de saber quando agir e recuar, capacidade de ouvir, de estimular a cooperação, inspirar e potenciar o envolvimento da equipa, bem como criar laços de confiança.

Por ultimo, nesta “galeria de notáveis”, surge o Líder Transformista! Mas, o que é uma Líder Transformista?

Antes de mais, um Transformista é alguém que consegue,, face a um determinado objetivo ou desafio, TRANSFORMA-SE efetivamente numa outra personagem. Vestir e agir de acordo com uma outra pessoa em função de um objetivo ou de um desafio que lhe fora colocado.

Ora, um Líder Transformista pode bem ser, neste contexto…

… um Líder ou Gestor que vive e atua num contexto organizacional que exige, em todos os momentos, diferentes tipos de liderança para atingir os objetivos e resultados esperados junto com a suas equipas.

Há, portanto, uma necessidade de adaptação, e de “vestir” diferentes personagens, ajustando aos diversos e permanentes desafios que são colocados pelos contextos de mudança e transformação das empresas.

Desta forma, a eficácia da “Liderança Transformista” resulta em melhores resultados dos seus colaboradores e também da sua empresa. Da mesma forma, estes estilos de liderança potenciam a formação e desenvolvimento dos seus colaboradores tendo em vista a obtenção de melhores resultados. Pelo meio, processos eficazes de adaptação e resiliência fazem parte do dia a dia das equipas e das organizações.

Afinal, em que ficamos? Transformacional? Transformador? Ou Transformista?

A discussão sobre líderes e os tipos de liderança da atualidade surgiu da necessidade de se compreender estes modelos e a sua importância nas organizações.

A liderança está presente em todos os momentos das empresas e situações, tanto no âmbito pessoal, quanto no contexto organizacional.

Todas as organizações e equipas precisam de uma liderança que tenha a habilidade de acompanhar, motivar e gerir equipas de maneira eficaz. Os líderes dentro do ambiente corporativo gere as suas pessoas, estimulando-as e inspirando-as para o atingimento de resultados de nível cada vez mais elevado.

Desta forma, para além dos Lideres focarem nos processos de mudança e transformação, com e através das suas pessoas, eles têm de ser capazes de assumirem dos diferentes “papeis” que os contextos organizacionais em permanente e acelerada mudança impõem face às necessidades dos mercados e dos clientes.

Os LÍDERES têm de ser, portanto, Transformacionais em relação aos processos e às equipas, têm de ser Transformadores em relação aos impactos e aos momentos que exigem reais e efetivas respostas aos desafios no momento, mas, sobretudo, terão de assumir ser Transformistas, dado que numa lógica de resiliência e adaptabilidade, terão de estar muito disponíveis para assumir diversos papeis, personagens e personificações diversas em função dos graus de exigência que os contextos de mudança impõem às Lideranças e às Organizações.

Por Pedro Ramos, Diretor de Recursos Humanos do Grupo TAP Air Portugal e Palestrante Internacional do CONCARH 2018 [Crónica elaborada para publicação do blogue IIRH, Crónicas by InfoRH]

Voltar