LÍDER DA MUDANÇA E GUARDIÃO DA CULTURA

Tetê Barbeta, presidente da ABRH SC

Fazendo atualizações de nossa área, tive oportunidade de apreciar textos sobre competências do profissional de RH, e fiz uma reflexão do desafio que nós profissionais temos com as pessoas, organizações e sociedade, neste cenário de mudança e expectativas.

Já não basta mais só atrair e desenvolver talentos, é preciso ampliar o escopo das ações de RH para sensibilizar as pessoas e as lideranças a dar um maior significado dentro das organizações, ter um olhar interno e externo, conhecer o cenário político e estratégico do Brasil. Davi Ulrich, especialista em gestão de pessoas, nomina esta competência de Curador do Capital Humano, mas o que importa é a essência da tradução em práticas na gestão de RH.

Além de ser líder de mudança e guardião da cultura, o profissional deve ter a habilidade de influenciar e ter credibilidade, e isto só se gera com resultados tangíveis, e se sustenta a médio e longo prazo. É necessário antecipar tendências e ajudar a empresa em diversos cenários, como o que estamos vivendo hoje.

E é com este olhar que ratifico a temática do CONCARH 2016 - Pessoas e Organizações de valor, que está relacionada com palavras chaves como Produtividade, Equilíbrio e Protagonismo. Que venha 2016 e os próximos anos, e junto todas as oportunidades de RH: ir além de estratégico para gestor de Negócio, buscando eficiência, eficácia e agilidade nas ações, equilíbrio para atender os paradoxos que encontramos neste percurso e, sem dúvida, que tenhamos a capacidade de nos antecipar às soluções inteligentes, sendo protagonistas, sem perder o foco na simplicidade, inovação e, o principal, que é na Gestão de Pessoas e Lideranças.

Voltar