A palestra de abertura desta edição do Concarh (Congresso Catarinense de Recursos Humanos), em Joinville, será apresentada por Eugênio Mussak. A partir das 9h30, em 16 de abril, o colunista da revistas Você SA e Vida Simples falará sobre “LideRHação: transformando pessoas e organizações”. O foco do encontro consiste no RH enquanto cerne das empresas.
O processo de transformação faz parte da essência do tempo. A velocidade das mudanças, na atualidade, é maior do que em qualquer outro momento da história da humanidade, o que leva os profissionais, especialmente aqueles que se dedicam à ciência e à gestão de empresas, a criar critérios que permitam gerenciar as transformações, de tal maneira que elas promovam evolução, crescimento, aprimoramento.
Nesse contexto, a ação das lideranças e da gestão de pessoas (pois empresas nada mais são do que agrupamentos humanos patrocinados por objetivos comuns) ganha especial importância. De acordo com o palestrante, os recursos humanos têm fortíssima conexão com esse cenário. “Evitar acomodação, criar ambientes desafiadores, onde o aprendizado e a construção coletiva do conhecimento estão presentes como ferramentas gerenciais, mas também como cultura organizacional, são vitais para o sucesso e para a sobrevivência da empresa. Esta é uma tarefa da qual o RH pode, e deve, se incumbir”, destaca.
Profissionais e empresas que não buscarem atualização permanente, em todos os vetores da atividade, tendem a perder espaço para aqueles que evoluem porque têm, na evolução, sua diretriz estratégica. A discussão proposta por Mussak também trará elementos para que essa atitude seja incorporada pelo RH e dará as diretrizes de como criar ambientes de aprendizado e colaboração permanentes, com ganhos evidentes para as empresas e para as pessoas.
Voltar