10º Fórum ABRH-SC discutiu Inovação, Cultura e Liderança

Estiveram reunidos durante esta quarta-feira, 24, em Itajaí, gestores de pessoas de organizações de todo o estado de Santa Catarina no 10º Fórum ABRH-SC, para discutir Inovação, Cultura e Liderança. “É um evento direcionado para profissionais que trabalham com gestão de pessoas, não só profissionais de Recursos Humanos. São três pilares muito importantes para as empresas e que devem andar em sintonia”, afirmou o presidente da ABRH-SC, Paulo Sérgio de Souza Corrêa.

 

O tema deste ano, “Expanda seu mundo”, foi praticado por meio de dinâmicas conduzidas pelos palestrantes, jornalista Marcelo Pirani, sócio-diretor da Cenarium Training & Coaching, Sandra Gioffi, diretor-executiva da Accenture no Brasil e Hugo Kovac, CFO da 99jobs.

 

Sandra deu início ao dia falando sobre cultura e comportamento. Segundo ela, o exemplo é o modelo de liderança. “Estamos discutindo teoria e prática sobre como devemos transformar as organizações. Muito se fala em inovação e digital, mas precisa ter comportamentos e líderes inovadores para que isso aconteça”, falou.

 

Marcelo completou o discurso falando que 82% das pessoas deixam o emprego por causa de relacionamentos e que esses três pilares, se praticados em conjunto, podem salvar a organização. “A falta de cultura pode prejudicar a estratégia, o que prejudica também os desejos, sonhos e visões. Se a liderança estiver desatenta, não vai mudar a cultura e nem valorizar as pessoas. Por fim, se não inovarmos vamos parar no tempo”, explicou.

 

Hugo ministrou palestra sobre as empresas da era da digitalização e destacou que não há fórmulas prontas para ter sucesso. “A inovação é tudo o que a gente pensa. Hoje quero estimular o pensamento crítico no nosso dia a dia. Leituras diferenciadas como sociologia e antropologia, que podem parecer distantes, geram pensamentos críticos e trazem nossas próprias inovações”, destacou.

 

Entre uma dinâmica e outra, comandadas pelos palestrantes, os três pilares “Cultura, Inovação e Liderança” foram discutidos por todos os presentes. Cerca de 100 profissionais falaram sobre seus principais desafios, profissionais e pessoais, com cases do dia a dia de quem trabalha com a gestão de pessoas. “Por meio dessas discussões fechamos o dia com uma ação em que todos puderam levar para suas empresas um plano para colocar em prática nos próximos meses”, explicou o presidente da associação, Paulo Corrêa.

 

O presidente ainda declarou que a 10ª edição foi um sucesso, assim como as demais realizadas. “Um momento de disruptura, inspiração, discussão de ideias e novas visões para a gestão de pessoas”, finalizou Paulo.

 

O evento foi realizado no Clube Itamirim, em Itajaí.

Voltar