Employer Branding para desenvolver organizações

Programa mundial de participação nos lucros, benefícios para o cuidado com a saúde e bem-estar, plano de desenvolvimento de carreira e flexibilidade de horários. É difícil encontrar quem não queira trabalhar em uma empresa que ofereça todos esses benefícios aliados a uma cultura empresarial que combina perfeitamente com o seu estilo de vida. A empresa do exemplo é a L’Oréal, cujos colaboradores afirmam que ela proporciona “uma experiência emocionante, é uma escola de excelência e possui um ambiente de trabalho inspirador”.

 

O sucesso da L’Oréal faz parte de uma estratégia de Gestão de Pessoas que tem o objetivo de elevar o Employer Branding da marca, mantendo e alimentando a reputação de empregadora de excelência. Com a reputação em alta, a L’Oréal obtém resultados superiores e se torna cada vez mais atrativa para novos profissionais, retroalimentando sua reputação. Diminui o turnover e o absenteísmo, atrai, contrata e retém os melhores profissionais e ainda conquista consumidores que condicionam suas compras à qualidade de vida que as marcas oferecem aos trabalhadores.

 

O Employer Branding é determinante para o desenvolvimento das empresas, além de ser diretamente percebido na habilidade de atração, recrutamento e retenção dos melhores profissionais. Para manter a marca como boa empregadora, a estratégia começa com os profissionais de Recursos Humanos e envolve equipes de Marketing, Comunicação, Assuntos Coorporativos e, principalmente, as lideranças.

 

O setor de RH deve atuar como catalisador de informações, interpretando dados da Pesquisa de Clima e de entrevistas com candidatos e colaboradores que deixam a organização. O Marketing e a Comunicação, por sua vez, atuam na divulgação de informações ao público interno e externo, construindo uma imagem de modo que quem está fora da empresa queira se tornar colaborador e quem está dentro não queira sair.  

 

Prêmios e certificações sobre Gestão de Pessoas estão entre as estratégias das organizações para construir o Employer Branding. A ABRH-SC (Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina) realiza há 10 anos o Prêmio Ser Humano, que reconhece ações inovadoras na Gestão de Pessoas voltadas ao desenvolvimento humano e das organizações.

 

Já para preparar os profissionais de RH, a ABRH-SC realiza reuniões, workshops e estudos de casos já implantados em empresas com baixo índice de rotatividade. Entre esses eventos está o Concarh (Congresso Catarinense sobre Gestão de Pessoas), o maior do segmento no Estado.

 

Em 2018, o Concarh chega à 28ª edição e ocorre dias 5 e 6 de julho, no Centrosul, em Florianópolis. Com o tema Influenciadores da Transformação, apresentará ideias surpreendentes, como na palestra de encerramento “Gente que influencia e transforma”, de Fábio Rosé, diretor de RH da L’Oréal no Brasil, que revelerá os segredos da Gestão de Pessoas da multinacional. As inscrições estão disponíveis no www.concarh.com.br.

 

Paulo Sérgio de Souza Correa, Presidente da ABRH-SC

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