Vicky Bloch esclarece polêmica sobre coaching

Texto: ABRH Brasil

Em função da discussão gerada nas redes sociais nos últimos dias, e com o objetivo de prestar um serviço de esclarecimento à população em geral, a ABRH-Brasil convidou Vicky Bloch, parceira da associação e uma das mais renomadas especialistas em coaching do mundo corporativo, para comentar qual é o verdadeiro papel do coach: "Na última semana, uma polêmica envolvendo o coaching ganhou destaque na mídia e entre as entidades ligadas a coaching e psicologia. Uma abordagem equivocada utilizada em uma novela da Rede Globo confunde conceitos e dá ao coach um papel que não é real, aumentando ainda mais a confusão que envolve o entendimento sobre essa ferramenta. Como psicóloga de formação, especialista em coaching, coautora de um livro sobre coaching executivo e profissional da área há mais de 30 anos, fui convidada pela ABRH para esclarecer qual é o verdadeiro papel do coach. Na trama da novela O Outro Lado do Paraíso, de Walcyr Carrasco, uma personagem que dá sinais de trauma psicológico relacionado a sexo é atendida por uma profissional que afirma ter feito ‘um curso de coach’ e que usa a hipnose para tratar da paciente. Existe uma separação muito evidente entre a função do psicólogo e a do coach. O coaching não remete ao passado e muito menos envolve tratamento via hipnose.

Pessoas com sofrimentos ou problemas mentais ou de caráter emocional devem procurar um psicólogo ou um psiquiatra, não um coach. O coaching está ligado a futuro, não ao passado. É um processo de planejamento individual e autoconhecimento para que a pessoa possa atingir seus objetivos. A partir de uma metodologia, ele contribui para o desenvolvimento de novas competências, habilidades e comportamentos, trabalhando com o âmbito profissional do indivíduo e o seu desenvolvimento de carreira e liderança. Já o psicólogo/terapeuta atua em questões existenciais, em pontos que muitas vezes estão no inconsciente do ser humano e que podem ser trabalhados em favor deste. Todo coach deve estudar os conceitos básicos de análise comportamental e ter experiência em lidar com esse tema, mas seu foco de atuação é completamente diferente. A aplicação indiscriminada do termo coaching tem servido para confundir a população com respeito a esses papéis e dificulta o trabalho dos profissionais que atuam seriamente no ramo. Novelas possuem um amplo poder de penetração na população brasileira e, por isso, devem ter cuidado para não prestar um desserviço”.



Foto: Insper Vicky

Bloch possui mais de 40 anos de experiência profissional, tendo ocupado várias posições gerenciais e de diretoria na área de RH nos segmentos financeiro, de serviços e industrial. Fundou a DBM do Brasil, que gerenciou por 18 anos, acumulando a gestão da América Latina por 10. Na Vicky Bloch Associados, empresa de coaching, atua na orientação, no desenho de novos projetos profissionais e no desenvolvimento de competências com CEOs em momentos críticos de sua organização ou carreira. Apoia famílias empreendedoras em processos de transição, sucessão e educação de next generation. Também leciona no IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) sobre sucessão em empresas familiares.

Voltar