Mudanças no mercado de trabalho norteiam encontro promovido pela ABRH-SC

Reflexão sobre o papel do RH nas organizações envolveu empresários e profissionais da área da Gestão de Pessoas, na noite de quinta-feira (27)
Provocar reflexões sobre o verdadeiro papel dos Recursos Humanos dentro das organizações foi o ponto alto do encontro promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina e a Unimed. Empresários e profissionais da área da Gestão de Pessoas estiveram presentes no evento, na noite de quinta-feira (27), no auditório do Majestic Palace Hotel, em Florianópolis.
O tema “Cenário e Tendências Futuras da Área de RH nas Organizações” esteve em evidência e mostrou que os gestores têm papel transformador dentro das empresas. São eles que impulsionam o engajamento, retêm talentos, desenvolvem líderes e constroem uma cultura tão significativa a ponto de colocar as pessoas certas nas funções em que elas mais se identificam.
O cenário futuro aponta uma mudança de atitude nos profissionais de RH, em que eles terão maior autonomia para colocar o ser humano no centro das estratégias das empresas. “O RH terá que abrir mão da visão puramente de processo para ter uma visão sistêmica do negócio e ser partícipe da mudança, ser transformado ao mesmo tempo em que é agente de transformação. Ele terá o papel fundamental de criar uma cultura melhor e mais saudável”, enfatizou Daviane Chemin, vice-presidente e diretora geral de regionais da ABRH-Brasil.
O que as empresas esperam dos profissionais?
Diante das transformações do mercado de trabalho, Daviane aponta que a capacidade de aprender a aprender é o grande diferencial, tanto para quem ocupa uma posição como para quem busca uma oportunidade. “A capacidade de um profissional abrir mão de suas certezas e aprender com a vida e o movimento do trabalho traz respostas aos desafios. A tecnologia muda muito rapidamente e se você não estiver aberto a aprender o novo, não terá êxito nas organizações”, pontua.
Ela garante que já na entrevista de seleção é possível perceber se o candidato possui diferencial. “Ter, de fato, o brilho nos olhos, saber no que você é bom, saber suas competências é importante. Porque quando as pessoas estão conectadas com a sua vocação, no seu propósito, elas se colocam na sua melhor versão e a empresa ganha muito com isso, mas o profissional ganha também”, finaliza.
A ABRH-SC é uma das 22 seccionais da ABRH Brasil e possui a missão de promover o desenvolvimento dos profissionais de RH e dos gestores de pessoas por meio de eventos, pesquisas e trocas de experiências. À ABRH-SC estão filiadas nove unidades regionais.
Voltar