ABRH-Brasil apresenta os finalistas do Prêmio Ser Humano em Santa Catarina

Reconhecer profissionais e empresas que tenham contribuído de modo relevante para a evolução da prática de gestão de pessoas a fim de promover o desenvolvimento humano e das organizações, esta foi a proposta do Prêmio Ser Humano 2015 – Oswaldo Checchia, realizado pela ABRH-Brasil. Com o tema Cultivar para transformar e colher resultados, sete projetos finalistas são de Santa Catarina.   As categorias Projetos socioambientais e Gestão de pessoas serão representadas pelos cases: Programa Unimed Vida, da Unimed Litoral Cooperativa de Trabalho Médico; Projeto Preservar é Amar, do Grupo Lunelli; Programa Reciclar EPS (Poliestireno Expandido): Da logística reversa à novos produtos - Como a Termotécnica tornou isso um negócio viável, da Termotécnica Ltda.; Academia do Conhecimento Tuper, da Tuper SA; Projeto Facilitadores: multiplicando conhecimento, gerando resultados, da Itapoá Terminais Portuários SA; Cultura Organizacional como diferencial competitivo, da Multilog SA; Programa de Desenvolvimento de Líderes – PDL, da Cooperativa Central Aurora Alimentos.   Formado por profissionais de carreira consolidados e especialistas na área de gestão de pessoas, de negócios, de responsabilidade socioambiental, consultores e docentes, o Comitê Avaliador analisou critérios como apresentação do trabalho, aplicabilidade, inovação, conteúdo e resultados. Aplicabilidade do projeto na organização, inovação e resultados alcançados são fatores que influenciam na pontuação.   Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 19 (quarta-feira) durante a Cerimônia de Premiação e comemoração de 50 anos da ABRH-Brasil   Conheça os finalistas de Santa Catarina   Case: Programa UNIMED vida – UNIMED Litoral As experiências adquiridas pelo aluno e as reflexões que fará durante o período escolar são cruciais para a construção de valores na vida adulta. Nesse espaço, o aluno conta com a ajuda dos educadores e dos pais para experimentar novas vivências. O projeto Unimed Vida foi desenvolvido para estimular a integração e propor discussões de assuntos importantes para a sua realidade por meio de capacitações e outras atividades, com objetivo principal de promover ações educativas de conscientização em prol da qualidade de vida, proporcionando aprendizagens significativas, que ultrapassam os muros da escola e são incorporadas na rotina familiar por meio de uma postura investigativa e desafiando-os a refletir sobre a importância das escolhas para uma vida saudável.   Case: Projeto preservar é amar – Grupo Lunelli Em 2002, o Grupo Lunelli tomou a iniciativa de trabalhar a conscientização ambiental criando o projeto Preservar é Amar. O foco foi a atuação com crianças de escolas públicas. Em 2014, o projeto chegou ao 13º ano, atingiu mais de 15 mil crianças tendo investido, aproximadamente, R$ 141.929,20. A par dos 13 anos de existência, a metodologia é inovada e incorpora ética e cidadania para despertar a importância da consciência ambiental. Em 2013, foi escrito e impresso um livro para o projeto, no qual professores foram capacitados por meio de oficinas e os alunos receberam o livro intitulado “A História de uma Árvore”. Estamos convictos: vale a pena conscientizar crianças diante da questão ambiental, pois são a base da sociedade.   Case: Reciclar EPS: Da logística Reversa a Novos Produtos. Como a Termotécnica tornou isso um negócio viável – Termotécnica Ltda. A Termotécnica implantou uma ação pioneira em busca de soluções sustentáveis: a logística reversa e reciclagem de EPS, para demonstrar à sociedade que o EPS (popular Isopor®), é 100% reciclável e deve ser reaproveitado, quebrando paradigmas que até então demonstravam um produto que, após seu uso, não teria mais utilização. Por meio de uma ampla cadeia de logística reversa, a Termotécnica desenvolveu alternativas inéditas para a reciclagem do EPS. Com esta ação inovadora, as dificuldades logísticas foram superadas e os resíduos passaram a ser reutilizados. A Termotécnica, desta forma, reduz a área ocupada em aterros sanitários e os custos decorrentes do descarte, reduzindo impactos ambientais e gerando sustentabilidade com a redução de custos produtivos e a criação direta e indireta de empregos.   Case: Academia do Conhecimento Tuper – Tuper SA A Academia tem como principal objetivo tornar os colaboradores da área fabril mais capacitados e conscientes nos âmbitos pessoal e profissional por meio do conhecimento. São, em média, 300 horas de aulas, que abordam temas relevantes para o negócio da empresa em encontros presenciais. Ao final da Academia, com base no que aprenderam, os alunos são convidados a apresentar um projeto de melhoria para a empresa que é avaliado por uma banca. Como prêmio, os 5 melhores projetos ganham uma viagem técnica ao exterior. Desde 2010, quando iniciou a primeira turma, o programa supera expectativas. Entre os resultados, vale citar: melhorias de processos fabris, surgimento de novos líderes e colaboradores mais preparados e engajados no negócio da empresa.   Case: Projetos facilitadores: multiplicando conhecimento, gerando resultados – Itapoá Terminais Portuários SA Este trabalho tem como objetivos demonstrar a criação do grupo de facilitadores do Porto Itapoá para capacitar mão de obra interna, gerar crescimento do negócio, suprir futuras vagas, conforme plano de crescimento da empresa, e contribuir para o aumento do nível de qualificação do segmento portuário. A metodologia utilizada consiste na concepção do grupo, capacitação e formação, dissiminação de conhecimento e geração de resultados. Com este projeto foi possível aumentar eficiência operacional, formar banco de talentos, promover 116 colaboradores para operação de equipamentos, contribuir para o aumento do índice de engajamento do terminal, suprir uma das principais dificuldades do segmento, a escassez de mão de obra qualificada e auxiliar no crescimento do setor gerando competitividade operacional.   Case: A cultura organizacional como diferencial competitivo – Multilog SA Oobjetivo de demonstrar a influência que o modelo de gestão de uma organização tem na cultura organizacional e os reflexos na eficácia. No ano de 2008, a Multilog S/A iniciou um trabalho focado para o crescimento e a sustentação no mercado e, após cinco anos, obteve resultados que refletiram nos negócios, no modelo de gestão e nas pessoas. O trabalho foi conduzido com o apoio de uma consultoria especializada em gestão estratégica de pessoas e uma equipe interna dedicada, que por meio da aplicação de diagnósticos, metodologias, planos de ação e a crença no propósito de tornar a organização mais competitiva, com a mudança da cultura organizacional, demonstram os resultados obtidos.   Case: PDL – Programa Desenvolvimento de Lideres – Cooperativa Central Aurora Alimentos Este trabalho apresenta o PDL (Programa de Desenvolvimento de Líderes), desenvolvido na Aurora Alimentos, tendo como direcionadores deste processo de desenvolvimento o autoconhecimento; o foco no exercício da liderança, da gestão de pessoas/equipes; e o estímulo ao aprender a aprender. Para melhor atender ao objetivo proposto, o programa é desenvolvido em três eixos sustentadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento das lideranças: eixo experiencial: ser; eixo competências de liderança: saber e saber fazer; e eixo transferência: aprendizagem. Pode-se concluir que o Programa de Desenvolvimento de Líderes consegue suprir a cooperativa de profissionais preparados para liderar equipes.    
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